• +55 (28) 3552-8131 r. 292
  • Rodovia BR 482 Alegre x Cachoeiro, Km 47
  • caparaojr@gmail.com

Caparaó Jr. oferece curso sobre classificação sensorial de café

A cafeicultura na região do Caparaó, tanto do lado capixaba como do lado mineiro, vem se destacando de forma muito positiva em termos de produtividade e, sobretudo, pela sucessão de eventos e concursos que conferem qualidade ao café ali produzido. No entanto, mesmo com uma quantidade crescente de produtores focando na qualidade, muitos deles ainda não têm condições de classificar o próprio café que produz e fica “refém” de uma possível falta de ética de um provador da empresa compradora. Com a demanda, a Caparaó Jr. irá realizar um minicurso sobre “Classificação Física e Sensorial de Café”.

O minicurso fará com que o participante saiba diferenciar e identificar distintos aromas e sabores encontrados nos cafés, possibilitando a sua classificação, e logo, saber quanto de fato, vale determinado café.

O treinamento dura o dia inteiro, é ministrado pelo professor João Batista Pavesi Simão e Ayanna Patrícia Alves de Lima, Q-graders (especialistas em Torra, Classificação e Degustação) pela SCAA – Specialty Cooffee Association of America, e conta com procedimentos teóricos e práticos.

VAGAS

A quantidade máxima de pessoas para este curso é de 10 pessoas.

SOBRE O CURSO

O curso tem um total de 20 horas, com duração de três dias (de 6 a 8 de dezembro). Os Alunos receberão todo o material didático e certificado de conclusão do curso.

ATIVIDADES

 – CATEGORIAS DE QUALIDADE DO CAFÉ

Conhecimento das espécies do café; origem; classificação quanto à bebida e categoria; tratamentos pós-colheita; As diferentes qualidades do café; o que é café especial; objetivos de composição do café tradicional e do especial; posicionamento de cada categoria do café.

– EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO OLFATIVA

Exercício através de análise olfativo de frascos de essências. Haverão atividades práticas e teóricas durante o curso. O Aluno receberá certificado de conclusão do curso.

– DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ

Análise sensorial, olfativa e gustativa. Degustação de cafés: tradicionais (dura/riada/rio/rio zona/conilon/café velho/) e superiores (estritamente mole, mole e apenas mole).

– CARACTERÍSTICAS DE QUALIDADE DO CAFÉ

Aroma, Defeitos, Acidez, Amargo, Sabor, Corpo, Sabor Residual, Adstringência, Qualidade Global, etc: o que é e como detectar.

– Ponto de Torra dos Grãos.

 

cartaz

Sobre o autor /


Artigos relacionados

Envie seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Contato

Rodovia BR-482 Cachoeiro x Alegre, Km 47

(28) 3552-8131 r. 292

caparaojr@gmail.com