• +55 (28) 3552-8131 r. 292
  • Rodovia BR 482 Alegre x Cachoeiro, Km 47
  • caparaojr@gmail.com

Mais de 1.300 pessoas participam de Simpósio de Cafeicultura

II Simpósio de cafeicultura do Caparaó

Entre os dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, produtores, alunos, servidores e apaixonados por café participaram do II Simpósio de Cafeicultura do Caparaó, promovido pelo Ifes campus de Alegre, Caparaó Jr., Sebrae/ES e Samarco Mineração S. A. Ao todo, 1.387 pessoas participaram do evento, que contou com mais de 300 vagas em 16 minicursos sobre temas diversos da cafeicultura, meio ambiente e turismo.

Deputado Federal Evair Vieira de Melo esteve presente no evento.

Deputado Federal Evair Vieira de Melo esteve presente no evento.

“Os melhores profissionais estavam aqui. Além do Ifes- campus de Alegre quenos dá condições para realizarmos um evento deste porte, e da Samarco Mineração que nos apoia desde nossa fundação, conseguimos trazer um parceiro importante este ano que foi o Sebrae/ES para co-realização do evento”, diz o presidente da Caparaó Jr. Eduardo Sudre Pereira.

 

Diversas autoridades estiveram presentes no primeiro dia de evento, entre eles a Diretora Geral do Ifes – campus de Alegre, a Sra. Maria Valdete Santos Tannure; o diretor presidente da Caparaó Jr. Eduardo Sudré Pereira; Estaneslau Klein, representante da empresa Samarco Mineração S. A. e representando o Governador do estado do Espírito Santo, o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto.

Mesa de Autoridades - II simpósio de cafeicultura do caparó

Mesa de Autoridades do II Simpósio de Cafeicultura do Caparaó

Na quinta e sexta-feira, o evento contou com um workshop que tinha a finalidade de debater três frentes da cafeicultura da região Caparaó: Cultura, Ambiente e Produto.

No sábado o VII Encontro de Cafeicultores do Ifes campus de Alegre recebeu diversas caravanas de produtores chagando de várias partes dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neste dia os produtores conheceram os resultados do projeto Grãos do Caparaó, executado pelo Ifes campus de Alegre, Caparaó Jr. e Samarco Mineração S. A. entre os anos de 2014 e 2015. O objetivo do projeto foi avaliar, em dois anos, 110 amostras de café de produtores espalhados pelo Caparaó capixaba e mineiro a fim de descobrir o que está afetando a qualidade dos cafés aqui produzidos, além de tentar descobrir qual a “fórmula mágica” para a produção de cafés especiais. Os resultados foram passados pelo professor João Batista Pavesi Simão, do Ifes – campus de Alegre.

Além disso, a programação de minicursos e oficinas marcaram a parte vespertina do encontro.

Sobre o autor /


Técnico em Administração e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Administrador de Banco de Dados na Caparaó Jr.

Artigos relacionados

Envie seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Contato

Rodovia BR-482 Cachoeiro x Alegre, Km 47

(28) 3552-8131 r. 292

caparaojr@gmail.com