• +55 (28) 3552-8131 r. 292
  • Rodovia BR 482 Alegre x Cachoeiro, Km 47
  • caparaojr@gmail.com

70 amostras de café estão inscritas no concurso de cafés de colheita tardia, promovido pela BSCA

Das 70 amostras, 25 são de produtores atendidos pela Caparaó Jr.

O Programa Destaque Brasil é o primeiro concurso de cafés de colheita tardia destinado aos frutos colhidos e secos com casca (processo natural) e aos cerejas descascados e/ou despolpados (via úmida).

Ao todo, 70 amostras de café de várias regiões produtoras do país foram enviadas até ontem (9). As amostras dos produtores das regiões de Matas de Minas (MG), Espírito Santo e Bahia, poderiam ser de cafés plantados em qualquer altitude. Já para as demais regiões do país, foi preciso que os grãos tivessem sido cultivados em altitudes superiores a 1,2 mil metros. Todas as amostras deverão ter sido colhidas a partir de outubro.

A princípio, o concurso terá uma pré-seleção das amostras por uma comissão nacional de avaliadores. Em seguida, os 40 melhores de cada categoria, que obtiverem nota igual ou maior que 87 pontos, serão classificados para a fase nacional. Logo, os 20 melhores cafés serão classificados para a etapa internacional e serão avaliados por especialistas de diversas partes do mundo.

No jantar de confraternização e negócios do Cup of Excellence 2017, que aconteceu em Venda Nova do Imigrante/ES, produtores de café das regiões do Caparaó, Montanhas do Espírito Santo e Matas de Minas, protocolaram um documento à BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) pedindo que os concursos de qualidade possam ter datas que enquadrem cafés de colheita tardia. Os produtores alegaram que seus melhores cafés são colhidos a partir do mês de outubro.

Em resposta imediata, uma ação oportunizou o concurso de cafés de colheita tardia a partir do Programa Destaque Brasil, que é uma ação integrada do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation” e é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Sobre o autor /


Técnico em Administração e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Administrador de Banco de Dados na Caparaó Jr.

Artigos relacionados

Envie seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Redes Sociais

Contato

Rodovia BR-482 Cachoeiro x Alegre, Km 47

(28) 3552-8131 r. 292

caparaojr@gmail.com