• +55 (28) 3552-8131 r. 292
  • Rodovia BR 482 Alegre x Cachoeiro, Km 47
  • caparaojr@gmail.com

A Caparaó Jr.

A Caparaó Jr: uma ideia que saiu do papel

A Caparaó Jr é uma empresa Junior formada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura com orientação dos professores e servidores técnicos administrativos, e que tem como atividade principal a prestação de serviços de agronomia e consultorias a atividades agrícolas voltadas para a cafeicultura.  Fundada em maio de 2010, ela hoje atende a mais de 1.600 produtores rurais da região do Caparaó e de seu entorno, tendo como parceiros associações e prefeituras, além da empresa Samarco Mineração, com quem desenvolve um programa desde 2009. Atualmente sua área de atuação compreende cafeicultores da região sul e serrana capixaba, da região das Matas de Minas e região norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro.

 Sua operação está pautada pela combinação da qualidade nos serviços prestados e o baixo custo para executá-los. Ao mesmo tempo em que configura uma oportunidade de aprendizagem para os alunos, lhes proporciona experiência profissional supervisionada por orientadores, facilitando-lhes a inserção no mercado de trabalho após conclusão do curso. Entre seus objetivos destaca-se a ampliação da qualidade da formação humana e profissional dos alunos, a integração do ambiente acadêmico com as comunidades e a contribuição para a melhoria da cafeicultura na região.

Resultados

Apesar do pouco tempo de existência, a Caparaó Jr já mostra resultados surpreendentes. Além da constante ampliação das parcerias e da quantidade de produtores atendidos, a qualidade do trabalho também gera frutos. Por exemplo, o Café “Montanhas do Caparaó”, de Pedra Menina (Dores do Rio Preto/ES) ganhou o prêmio nacional ABIC 2012 e está entre os melhores cafés do mundo. Os produtores deste café são pequenos agricultores familiares que se reuniram e, com a ajuda da Caparaó Jr, adotaram propostas modernas e inovadoras para o processo de produção, alcançando excelentes resultados. Mas não para por aí.

Prêmio BHP Billiton – 1º Lugar na Categoria Comunidades

O Programa de Capacitação de Produtores Rurais executado pela Caparaó Jr. em parceria com a Samarco Mineração S.A. recebeu o prêmio de excelência do HSEC Awards 2013, promovido pela mineradora BHP Billinton, na Austrália. Em evento realizado entre os dias 18 e 20 de novembro de 2013, naquele país, duas representantes da Samarco defenderam o programa capixaba na última etapa da competição, categoria Comunidades. O evento contou com representantes de todas as partes do mundo, que concorreram em mais três categorias: Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Após a premiação, através de mensagem para a Caparaó Jr, o  Presidente da Samarco Mineração S.A, Sr. Ricardo de Aragão Vescovi,  parabenizou o trabalho em parceria, com palavras gentis e recheadas de expectativas de novas realizações. “Foi com imensa satisfação que recebemos este reconhecimento vindo diretamente de nosso acionista. Concorrer com tantos projetos de grande mérito espalhados em todo o mundo, e sermos reconhecidos com o prêmio máximo (Excellence) na categoria Comunidades é algo realmente grandioso e nos enche de orgulho. Mais do que deixar-nos orgulhosos, este prêmio é mais um sinal de que estamos na direção certa quando investimos em ações sócio institucionais que privilegiam prioritariamente pessoas com quem nos relacionamos diariamente, e cujas vidas e destinos de alguma forma se entrelaçam com os nossos. O papel de uma empresa vai muito além do que gerar lucro, que, claro, é uma condição do processo capitalista, mas não um fim em si; não, nosso papel vai além: nossa ação tem potencial de transformação social, e isso é o que nos engaja como cidadãos e nos conecta enquanto funcionários de uma grande empresa. Este link entre nosso papel profissional e nosso desejo de, como indivíduos, também gerarmos o bem comum a outros indivíduos é altamente motivador, nos leva a querer fazer com que as coisas realmente deem certo, e crermos que podemos ir muito além de exercer um ‘um certo papel social’, mas podemos, de fato, ‘fazer a diferença’ na vida de muitas pessoas.”

 

Confira nosso portfólio de serviços abaixo:

portfólio-caparaó-jr-2017_1
portfólio-caparaó-jr-2017_2
portfólio-caparaó-jr-2017_3
portfólio-caparaó-jr-2017_4
portfólio-caparaó-jr-2017_5
portfólio-caparaó-jr-2017_6
portfólio-caparaó-jr-2017_7
portfólio-caparaó-jr-2017_8
portfólio-caparaó-jr-2017_9